quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

O Comentário do 007

007 é sem dúvida um nickname, ou em português alcunha, bem escolhido, porque de facto o agente ao serviço de sua majestade, atira a matar em todas as direcções, embora seja mais incisivo e depreciativo quando se refere à classe dos privilegiados, que ele parece dar a entender ser também a sua.
Quanto à mediocridade que ele atribuí à referida classe, e à hecatombe que se abateria sobre todos nós se algum desses elementos chegasse ao poder, não vou comentar. Afinal é a opinião dele e tem pleno direito a ela. Mas já que o 007 é aparentemente um fã de Eça de Queiroz (tal como eu, devo acrescentar), deixo-lhe aqui uma citação do grande Eça, que espelha a sua opinião da classe política e governativa, que concerteza não incluí nenhum elemento da classe dos privilegiados. Disse Eça:
"
A ciência de governar é neste país uma habilidade, uma rotina de acaso, diversamente influenciada pela paixão, pela inveja, pela intriga, pela vaidade, pela frivolidade e pelo interesse."
Perante isto, acho que posso assumir, que há mais quem coma migalhas debaixo da mesa, esperando ansiosamente uma oportunidade para subir para cima da mesma, independentemente de pertencer ou não à classe dos privilegiados!

2 comentários:

Anónimo disse...

Realmente, estive a ler o comentário do 007 e ele parece atacar toda a gente, só ele é que está bem! Parece que o 007 nem é carne nem é peixe. Deve ser uma alforreca, mole e que se molda às pessoas e situações.

Anónimo disse...

De facto meu caro Peter, sou um privilegiado, do tipo de privilegiado que teve de responder a um anuncio de jornal, de executar um sem numero de testes escritos, olhar para um borrão de tinta e falar em inglês numa entrevista para que fosse possivel hoje pertencer a este maravilhoso mundo que é o nosso caro amigo.Contudo é importante q olhemos para aquilo q somos, sem presunção de ser melhor do que os outros, devemos ser criticos e autocriticos, e se de um lado os abusos, humilhações, e prepotencias são apenas justificaveis pelo exercicio avulso e temperamental de quem tem o poder, pois , haveria certamente formas mais eficases de sofisticar, evoluir e criar riqueza, mas isso é mais dificil porque obriga a arriscar, a pensar, a coordenar, a ser eficiente. Por outro lado existem em todos os sectores da sociedade personagens prontos a tirar dividendos das acções de outros, a dividir para reinar, ou tão só por maldade inata dizer e fazer mal gratuitamente, assim como outros que recorrem ao que necessario for para nao perderem os"titulos" que julgam seus por direito. Aproveito para lembrar "A Revolta dos Porcos" de G.orwell, se bem q tendo os estalinistas como alvo,
pode ser tambem a ilustração dos politicos e homens de hoje (seja qual for a sua ideologia), mesmo que digamos que somos todos iguais, um dia na "quinta" haverá uns "mais iguais que outros".Basta para alguns animais mudarem de curral para logo pensarem q se tornaram um puro sangue com direito de subjugarem os semelhantes
Quanto á avozinha! Sempre gostei de medusas (alforrecas como diz), parencem me criaturas limpas e de grande beleza, quanto a si, ainda nao consegui classificar, talvez esteja ainda em fase embrionária tal o vazio de ideias. Bem Haja Peter e restantes bloguistas