Caro Judas, estive a ler com atenção o seu comentário, e devo dizer-lhe que o seu conhecimento do reino animal, no que diz respeito ao comportamento dos canídeos, demonstra ter enormes lacunas.
Quando numa matilha se coloca em causa a liderança, não se dá o desmembramento da referida matilha. Quando numa matilha se coloca em causa a liderança, o líder tem que provar porque o é, acontecendo então o confronto entre o líder e o desafiante ou aspirante a líder. Após o confronto, o que sair derrotado, assume um de dois comportamentos possíveis, isto se sobreviver à referida disputa pela apetecida liderança: ou se submete incondicionalmente à vontade de quem o derrotou, ou abandona o grupo.
Mas se o caro Judas estava a tentar fazer, como me parece, uma analogia entre as matilhas e as equipas da empresa dos privilegiados, tem que ter algum cuidado quando transpõe a realidade animal, neste caso canina, para a realidade humana.
Para começar, a liderança numa matilha é imposta pelo medo, pelo temor. Normalmente, o líder da matilha será o cão mais forte ou de maior porte. Numa equipa de humanos, a liderança não se impõe, conquista-se, adquirindo o respeito de quem se pretende liderar. Porque chefe qualquer um pode ser, basta ser nomeado para tal. Agora ser líder, já não está ao alcance de todos. A liderança de um grupo de trabalho conquista-se demonstrando competência, não prepotência. Conquista-se dizendo "vamos fazer" e não "vá fazer". Conquista-se compreendendo e assumindo que apesar de ser chefe, é também um elemento da equipa. Conquista-se assumindo que quando algo vai mal na sua equipa, ele é o primeiro e principal responsável.
Outro erro que o caro Judas está a cometer, é achar que separar determinados elementos vai solucionar todos os problemas de liderança nesta empresa. E não vai, porque neste momento algo que une grande parte dos privilegiados, é a não aceitação de alguns comportamentos que as chefias estão a ter, independentemente de esta ser a sua chefia directa ou não.
Em relação à última observação que faz no seu comentário, agradeço a sugestão, mas neste blog, ainda somos nós, os guionistas do mesmo, que decidimos quem defender e o que escrever, e posso garantir que não nos deixamos intimidar por quem quer que seja.
E pode estar perfeitamente descansado, que enquanto o caro Judas respeitar as regras deste blog, os seus comentários continuarão a ser publicados, independentemente de concordar-mos com a sua opinião ou não.
sexta-feira, 11 de janeiro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
8 comentários:
Começo a achar que estes discursos todos do Judas parecem indicar que ele é uma chefia. Será o Noddy?
Se for é melhor ter cuidado, não são só os cães que se abatem, os chefes dos cães também.
Então e que espécie de cão é o Judas? Será um Pinscher? Lá ladrar muito ladra ele!
Pinscher Miniatura é uma raça de cão de porte pequeno, esbelta, com pelagem curta e densa.Possui temperamento ousado, curioso, apegado, ativo e corajoso. É desconfiado com estranhos. Sem socialização, o pinscher pode desenvolver comportamento agressivo e ansioso.
Portanto amigos, tenham cuidado!!!
Ah e já agora, se notarem que está comido das pulgas e com sinais de escabiose (comum em ambientes lotados e pouco higiênicos) sabem o que tem a fazer...ou leva uma injecção de pixocaina ou manda-se para o canil.
bye bye até ao meu regresso
Privilegiado,Kratos e Pol Pot,adormeceram???Vamos lá contribuir para este blog que isto está a aquecer!!!Peter Parker tás em grande,da-lhes forte que eles gostam e miam...ou melhor...ladram.
Está me cá a parecer que a espécie mais parecida com o Judas seja o cão de fila ( mas porque razão me lembrei eu desta raça canina!!!), mas não o cão de fila brasileiro, nem o de São Miguel, mas sim de Sacavém.
Peter se leres com atenção referi que " Surgem frequentemente problemas quando no topo da piramide não se reunem condições para ser lider ." Depois passei para outro assunto.Ou seja , comecei por um dos problemas , que começa no topo da piramide . Agradecia que prestasse mais atenção ao que escrevo e que abra a mente a algo mais.
Quanto à avózinha ,eu não queria ,mas vou ter de baixar ao mesmo nivel.
Avózinha , ainda se lembra quando toda agente lhe metia o dedo no cu ?
Eu lembro e também me lembro que a amiga baixava a cabecinha e se ajeitava para o dedo entrar até ao fim .
Também me lembro que ia para casa com a lágrima no olhinho porque todos abusavam da sua ignorancia .
Mas quando a avózinha começou a vestir saias em casa , então começou a ladrar alto .
Eu de si avózinha sei muita coisa , e se tivesse um bocadinho de humildade , que perdeu recentemente , ficava caladinha.
Volte a vestir calças em casa pois aí é que tem de ser homemzinho .
Judas
Queria só acrescentar outra coisa em relação ao que o Peter disse.
Eu percebo que o amigo saiba muito de cães pois provavelmente esconde-se entre eles . Eu apenas comparei pessoas com canideos e se falei de comportamentos foi de pessoas .
Existem no mercado umas coleiras anti-pulgas que se usadas podem resolver problemas de stress causados pela comichão que algumas verdades provocam .
Já percebi que se eu fizer um comentario negativo à classe , sou criticado , se faço um comentário positivo sou criticado ...
Bem... afinal ou são todos burros ou não sabem ler e interpretar como deve de ser .
De alguns privilegiados eu compreendo , uma vez que mal foram à escola , mas do peter parker ?
Vou ficar atento aos comentários de baixo nivel que vão surgir , pois de facto a maioria dos leitores encontra-se aí .
As minusculas no seu nome são propositadas pois a consideração que tinha por si baixou .
Judas
Olá...eu sou o Chybú!
E sempre que intervir neste blog...VOU CHIBAR-ME DE TODA A GENTE!!!
Neste exemplo de lugar meio privado, meio público...pouca coisa se aproveita...começando por mim...chibo do c***lho!!!
Pois é...temos pseudó-lideres iluminados de turnos (vulgo "matilhas") que não levantam a peida do "trono"...mas tb temos pseudó-priveligiados que sabem mais de jogos de computador do que operação de central...temos 1 "stereó-fónica" a atender o telefone...que quando abre a boca ou se ri....estremece tudo e até se ouve na freguesia mais próxima....acolhemos aquilo que o "Júlio dos Matos" não quer....aquilo que alcoitão tb não...macacas a comprar...cuscas a limpar...galinhas a cozinhar...bêbados a jardinar...incompetentes a administrar....pseudó-gajas nos corredores a andar...e Chybús a chibar!!!
Enviar um comentário